quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Ônibus da banda Forró Sacode capota e deixa 14 feridos no Maranhão

O ônibus da banda Forró Sacode capotou na madrugada desta quarta-feira (30), próximo ao município de São Benedito do Rio Preto (MA). Das 30 pessoas que viajavam no ônibus do grupo cearense, 14 ficaram feridas e foram levadas para o hospital Antônio Pontes Aguiar.

Entre os feridos, o caso mais grave é o da vocalista da banda, Daniele Rodrigues, 22 anos, que fraturou uma das pernas. O restante do grupo sofreu apenas escoriações leves. Segundo o hospital, para onde a banda foi levada após o acidente, todos os integrantes feridos foram liberados no início da tarde de quarta-feira. Eles seguirão para São Luís e depois para Fortaleza (CE). O vocalista da banda, Tony Guerra, não estava viajando no ônibus.

O empresário da banda, Júlio Morais, que também não estava no ônibus, disse que o veículo era novo e que o motorista não dirigia em alta velocidade. “Ele [o motorista] não conhecia a estrada e foi pego de surpresa em uma curva muito fechada”, explica. Os shows da banda programados para este final de semana foram cancelados. “Tentaremos retomar a agenda a partir da próxima semana e remarcaremos os shows pendentes.”
Fontes: Lindomar Rodrigues (G1)

*********************************************

Sequestro em andamento em Sobral

Imagem do local do sequestro registrada pelas câmeras
da Guarda Civil Municipal

Dois homens armados e drogados invadiram agora a pouco (16h) uma residência na Av. Dr. Guarany, próximo a Auge Motos, e mantém três pessoas como refém.
Homens da Policia Militar, comandados pelo Cel. Gilvandro Oliveira, assim como homens do Corpo de Bombeiros, SAMU, Policia Civil e Policia Federal estão no local. Segundo informações, os homens invadiram a casa para roubar, pensando que a mesma estava vazia, e ao entrar se depararam com as pessoas, dentre elas, uma criança de seis meses.

Fonte: Sobral em Revista

********************************************

Alexandre Figueiredo é internado com suspeita de infarto

O ex deputado sobralense Alexandre Figueiredo, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, está internado na UTI do Hospital Prontocárdio, em Fortaleza. Alexandre foi internado ontem à noite, às pressas, após passar mal durante sessão do TCE.
Cardíaco, o conselheiro Alexandre Figueiredo, segundo informações divulgadas nesta manhã de quarta-feira, está em situação estável.
 

Fontes:SPN (Blog do Eliomar)

*********************************************

Santa Quitéria - TRE do Ceará cassa primeiro prefeito eleito em 2008

Por compra de votos, o TRE decidiu ontem pela cassação de Chagas Mesquita, prefeito de Santa Quitéria. É o primeiro chefe de Executivo, eleito em 2008, cassado pelo TRE

Chagas Mesquita (PSDB), prefeito de Santa Quitéria (a 222 quilômetros de Fortaleza), foi o primeiro prefeito, eleito em 2008, cassado em segunda instância pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

A sentença foi definida ontem, por quatro votos contra dois, durante a sessão do TRE. A Prefeitura de Santa Quitéria, após a publicação da decisão da Corte, ficará sob os cuidados do presidente da Câmara Municipal, José Francisco de Paiva (PSDB). O TRE terá cerca de 20 a 40 dias para convocar novas eleições no Município.

Chagas Mesquita teve seu mandato cassado, em primeira instância, em maio deste. O Ministério Público, em Santa Quitéria, apresentou denúncia de que o prefeito teria recorrido a compra de votos, nas vésperas das eleições municipais do ano passado.

Um carro particular, com documentos de Chagas Mesquita, foi apreendido por uma blitz do TRE. Uma quantia, em espécie, de R$ 13.384 foi encontrada dentro do veículo. Havia também uma lista com nomes de eleitores e benesses que, supostamente, cada eleitor deveria receber em troca do voto.

Entre os “agrados”, havia dentaduras, pneus de bicicleta e botijões de gás, além de consultas médicas e obturações dentárias. Depois da decisão em primeira instância, houve recurso ao TRE, que, ontem, decidiu pela manutenção da cassação.

De acordo com o procurador regional eleitoral, Alessander Sales, o prefeito ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o procurador destaca que o recurso não terá efeito suspensivo - ou seja, ele terá de recorrer fora do cargo, a não ser que consiga liminar no TSE, o que Alessander avalia como improvável.

>> O POVO tentou localizar o prefeito Chagas Mesquita (PSDB) na noite de ontem, mas não localizou seu telefone. Os telefones da Prefeitura não atendiam.
 


Fontes:SPN (O POVO)

*********************************************

Barro-CE: Mais um agricultor é encontrado sem vida na zona rural

 Morto com dois tiros de revólver, o corpo do agricultor Sebastião Tavares Martins, de 48 anos, foi encontrado nesta terça-feira no Sítio Prazeres, no município de Barro. Ele morava na localidade e o cadáver foi achado por populares ali residentes. O caso está envolto em mistério e um inquérito policial foi instaurado na Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo. O corpo veio para o IML (Instituto Medico Legal) de Juazeiro do Norte onde foi necropsiado.

    Foi o segundo agricultor morto na zona rural do Barro num período de 20 dias. É que no dia 9 de setembro, o corpo de Aldo de Souza Barbosa, de 18 anos, foi encontrado no interior da sua residência com várias lesões na cabeça. Ele morava no Distrito de Cuncas e foi morto a golpes de faca. O cadáver foi achado por familiares no final da madrugada daquele dia.

     DROGAS E ASSALTO – Na manhã desta terça-feira, a Polícia Militar prendeu no Bairro Alto da Bela Vista, em Brejo Santo, José Zito da Silva de Oliveira, o "Magrão", que é acusado do trafico de drogas. Segundo a polícia, ele estava com 81 papelotes de maconha e mais 290 gramas da "erva", além de uma garrafa pet contendo sementes da droga. Já na noite de ontem, no Bairro Quatro Bocas de Mauriti, Francisco Ismael Maia Silva foi preso portando 13 pedras de crack e várias cédulas de dois reais, dinheiro que poderia ser oriundo da venda de drogas.

    Na zona rural de Juazeiro do Norte a residência de um comerciante foi invadida e os assaltantes levaram R$ 16,4 mil em dinheiro, além de jóias. A dupla de invasores estava armada e fizeram como vítima João Felipe Nery Neto, de 63 anos, que mora no Sítio Taquari. Eles renderam, amarraram e prenderam o comerciante no banheiro da empregada domestica, a exemplo do caseiro. Depois, fugiram em uma moto Honda Bros azul levando a grana e mais 40 kits de jóias na direção do Sítio Caras do Umari.

Fonte: Site Miséria

********************************************

Juazeiro do Norte-CE: Ministério Público manda citar “Cabelo do Cão” avisando que está sendo processado

Até que enfim Evandro Rogério dos Santos, de 32 anos, o “Cabelo do Cão”, vai ser processado por ter assassinado com uma pedrada o "dono do Banco do Brasil", Geraldo Siqueira Alves, no dia 31 de março deste ano. Repercutiu na cidade a decisão tomada pela 1ª Vara da Comarca de Juazeiro do Norte dando a liberdade ao acusado de ter morto Geraldo enquanto este dormia na calçada do banco. O alvará de soltura foi assinado pelo Juiz de Direito, Ademar da Silva Lima.

    Ele o fez amparado pelo fato de Evandro sequer ter sido ouvido no prazo legal de 81 dias para a instrução criminal quando já se encontrava recolhido há mais de 150 dias. O inquérito policial foi presidido pelo Delegado Regional de Polícia Civil, Marcos Antonio dos Santos, que o remeteu ao Ministério Público a quem caberia a denúncia do acusado. Uma informação inicial conseguida junto ao fórum dá conta que a promotora de justiça, Sandra Vieira, teria devolvido à polícia pedindo novas diligências pela ausência de indícios suficientes.

    Com isso, Cabelo do Cão sequer foi citado e o prazo para o mesmo ser ouvido extrapolou praticamente em dobro. Cumprindo a Lei, o juiz Ademar da Silva garantiu a liberdade do acusado. Numa conversa com o delegado Marcos Antonio, a reportagem do Site Miséria soube que ele sequer havia recebido o inquérito de volta. Assim, foi feito um novo contato com a promotoria pública da 1ª Vara, mas a titular não pôde atender.

    A única informação passada ao repórter Demontier Tenório é que a promotora Sandra Vieira ofereceu denúncia contra Evandro Rogério dos Santos e que já havia assinado um Mandado de Citação para dar ciência ao acusado de que está sendo processado. Como isso jamais tinha ocorrido, ele sequer chegou a contratar advogado para defendê-lo ou recorrer à defensoria pública. O problema agora é descobrir o paradeiro de Cabelo do Cão que não mais foi visto pelas ruas de Juazeiro.

Fonte: Miséria

*********************************************

*********************************************

Sobral: Jovem tenta matar desafeto seu e acaba baleando irmã do mesmo.

Por volta das 22h50 de ontem dia 29 de Setembro de 2009, dois elementos em uma moto, trafegavam no bairro da Expectativa,quando na Rua Antônio Mendes carneiro, na casa de numero 120, diminuíram a velocidade da moto, e efetuaram disparos, com objetivo de matar, o Pitoco, mas infelizmente um dos disparos atingiu a irmã do procurado.

Rafaela Sousa Silva 20 anos, sofreu lesão na região facial, lado direito, na altura do queixo, na calçada de sua residência, sendo socorrida para o hospital Santa Casa de Sobral pelo SAMU.

Os acusados fugiram em alta velocidade. No termino dessa matéria, Rafaela, estava hospitalizada no setor de observação, esperando avaliação de um especialista. Rafaela não sofre risco de morte.

Fonte: SPN

*********************************************

terça-feira, 29 de setembro de 2009

“RESPOSTA À REVISTA VEJA” - Parte 1

SOBRAL CIDADE ABENÇOADA

É muito fácil fazer críticas ou criar piadas com a história de uma cidade, porém uma falta de respeito com o seu povo, principalmente quando o autor da piada não conhece nem se quer um décimo da história, da cultura e se deixa enganar pelo que ouve por aí. Mesmo assim eu tenho certeza que esses enviados da revista Veja voltarão à Sobral e com certeza se surpreenderão mais uma vez, com mais modernidades e desenvolvimento que essa maravilhosa cidade chamada Sobral tem à receber.

Qual cidade não tem? Problemas, dificuldades, falhas...E infelizmente Sobral ainda tem muita coisa para ser feito. Basta alguém que ergam as mangas da camisa, tenha coragem, compromisso com o povo e invista na cidade com seu trabalho com consciência e dedicação.

•Dom José Tupinambá da Frota dotou a cidade de Sobral e seu entorno de extraordinários equipamentos de ordem material, social, religiosa e cultural, até o ocaso de sua vida operosa, em 25 de setembro de 1959. Dentre as inúmeras obras deixadas por ele, destacam-se o Museu Dom José, o Seminário da Betânia, a Santa Casa e inúmeras outras obras, físicas e espirituais.

Conheçam um pouco da história desse grande homem:

Construído em homenagem a Nossa Senhora de Fátima. Segue abaixo, breve histórico encontrado do Arco do Triunfo, em Sobral, no Ceará. “Situado no Boulevard Pedro I, hoje Av. Dr. Guarany, o Arco de Nossa Senhora de Fátima é um dos monumentos que mais caracterizam a Cidade. No local, existia o Cruzeiro das Almas, erguido por iniciativa do missionário Frei Vidal da Penha, como símbolo de fé, na sua passagem por Sobral, no final do século XVIII.

Frei Vidal de Fraccardo veio do Convento da Penha, de Recife, para Sobral em 1797, para pregar Missões, tendo incentivado os fiéis a construir a Igreja de Nossa Senhora das Dores.

A Cruz das Almas foi demolida em 1929 pelo Prefeito José Jácome de Oliveira. Por iniciativa de Dom José, o Arco de Nossa Senhora de Fátima foi construído em 1953, na administração do Prefeito Antônio Frota como marco da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Sobral.

Projetado por Falb Rangel, o Arco de Nossa Senhora de Fátima foi executado por Francisco Frutuoso do Vale, que também foi o autor da imagem de Nossa Senhora localizada em cima”

Se foi copiado de outra cidade, estado, país ou continente, o que importa? Em qual cidade do Brasil tem um Arco igual ou de grande arquitetura parecida com o de Sobral enchendo os olhos de beleza daqueles que tiveram oportunidade de ver de perto. Eu vos digo mais: Já tive o privilégio de está ao lado da imagem de N Sra. de Fátima em cima desse lindo monumento em um dos primeiros grandes Shows de Sobral. Lembro como hoje: com uma vista privilegiada da cidade e daquela grande multidão que superlotavam aquela avenida que aguardavam a dupla de mais sucesso naquele ano, vi Claudinho e Bochecha do alto do Arco.

Sobral ficou conhecido internacionalmente não foi por causa do Arco Francês e nem dos Ônibus Americanos (segundo críticos), entenda porquê:

Em 1919, Sobral, junto com a Ilha do Príncipe em São Tomé e Príncipe, foi o palco de uma importante confirmação da física. A Expedição Britânica do Eclipse Solar, liderada por Arthur Stanley Eddington se deslocou para os dois lugares a fim de comprovar (graças ao eclipse) a distorção que a luz sofre ao chegar no Planeta Terra. Com tal confirmação, Albert Einstein pôde comprovar sua Teoria da Relatividade. No dia do eclipse a Ilha do Príncipe apresentou mau tempo o que prejudicou e muito o trabalho. O céu estava bastante nublado, fazendo com que apenas duas das várias fotografias efetuadas apresentassem imagens de estrelas. Já em Sobral as condições meteorológicas foram muito melhores. Aqui foram obtidas sete boas imagens do fenômeno.

Como lembrança de tal fato, foi construído na praça da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, um monumento e posteriormente um museu, chamado de Museu do Eclipse, que homenageia a cidade e os físicos e astrônomos que participaram da descoberta. Muitos ingleses da equipe de Albert Einstein lideradas por Sir Arthur Stanley Eddington que vieram comprovar a Teoria da Relatividade em Sobral não voltaram com a equipe, alguns ficaram e casaram, constituindo família na cidade, onde ainda hoje nota-se a presença de sobrenomes ingleses e traços britânicos em muitas famílias da região. Além de ruas e avenidas que homenageiam a esses cientistas que ajudaram no desenvolvimento da cidade.

Se tiver algum erro ou algo que possa ser acrescentado ou lembrado por alguém que realmente estudou e conhece a história de Sobral-CE, fica o espaço garantido aqui no Ceará Notícias.com.


“Pouco se cria, tudo se copia

História não se cria, constrói.”

( Tonny Nascimento.)

"Quem tem imaginação, mas não tem cultura, possui asas, mas não tem pés."

(Autor Desconhecido.)

Por: Tonny Nascimento.

*********************************************

Centro de distribuição da Nestlé em Sobral

Já está quase pronto o prédio temporário do Centro de Distribuição da multinacional de alimentos Nestlé em Sobral. Fica localizado na confluência da Av. Sen. Fernandes Távora com a BR 222, onde funcionou o Shopping Construção & Lar. O CD sobralense será responsável pelo abastecimento dos mercados Norte, Ibiapaba e Sertão Central.

Em breve, a Nestlé irá construir sua sede própria em terreno a ser doado pela Prefeitura de Sobral através do Prodecon, programa de atração de investimentos mantido pela STDE.

Fonte: SPN

*********************************************

Crato-CE: Agricultor é lesionado a facadas na zona rural

O agricultor Rubens Siebra de Carvalho, de 48 anos, foi esfaqueado na noite desta segunda-feira na zona rural de Crato. O fato aconteceu no Sítio Cobras para onde a polícia foi acionada. E esteve por volta das 20h40min. De acordo com o Cabo PM R. Neto e os Soldados Fernandes e Barbosa, o homem foi lesionado com várias facadas nas nádegas. O autor do crime de lesão corporal fugiu sem ser identificado pela polícia ou populares, enquanto Rubens era socorrido para o Hospital São Francisco onde permanece internado em observação.

Fonte: Site Miséria

*********************************************

Assaré-CE: Técnico em Raio X é morto a bala no dia em que completava 60 anos

O Técnico em Raio X, Aloísio Manoel dos Santos, que trabalhava no Hospital Nossa Senhora das Dores de Assaré foi assassinado com 4 tiros de revólver por volta das 17h40min desta segunda-feira naquela cidade. Ele era popularmente conhecido por Aloísio do Raio-X e estava comemorando 60 anos de idade no dia de ontem. O homem se encontrava em sua residência na Rua Padre Agamenon de Matos Coelho, 149, no Centro de Assaré onde foi morto.

O Destacamento Militar foi acionado e policiais estiveram no local sob o comando do Sargento PM, José Adamir Bandeira Holanda Cavalcante Filho, que é, também, o encarregado da Unidade Policial. Imediatamente iniciaram as investigações e a polícia descobriu que o principal suspeito é Francisco Werislândio de Alencar, de 19 anos, o "Lanlan", residente na Rua da Coruja S/N. A missão posterior foi encontrá-lo para prender e autuá-lo em flagrante.

Segundo o Sargento Bandeira, o móvel do crime teria sido vingança, pois já existia entre ambos uma rixa antiga. O corpo da vítima foi trazido para o Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro do Norte para ser necropsiado. O velório de Aloísio acontece na casa das suas irmãs na Rua Tenente José Dias (Bairro Limoeiro). Ele nasceu em Milagres no dia 28 de setembro de 1949 e morava em Assaré onde era bastante querido e até chegou a disputar uma vaga na Câmara Municipal sem êxito.

Desde o momento do homicídio que a Polícia Militar ficou diligenciando com o objetivo de descobrir o paradeiro e prender o acusado do assassinato. Werislândio foi preso nas primeiras horas desta terça-feira ainda com o revólver que teria praticado o crime. A vítima foi atingida com três tiros na região do peito e pescoço e mais um no braço direito, morrendo dentro de casa. De acordo com o Sargento Bandeira, Werislânio foi preso e autuado em flagrante após um bom trabalho desenvolvido pela equipe da PM de Assaré.

CUIDADO IMAGENS FORTES

É recomendável que apenas maiores de 18 anos, visualize(m) essa(s) imagem(ns). Pessoas com problemas de coração e/ou que não suportam emoções fortes, também não recomenda-se a visualização. O Ceará Notícias.com e esse blogueiro não se responsabiliza pelo o que venha acontecer. Se após ter lido nosso aviso ainda quiser vê,clique no(s) link(s) abaixo:

VEJA FOTO

Fonte: Site Miséria

*********************************************

Conheça o projeto do novo Hospital Regional de Iguatu

A prefeitura de Iguatu disponibilizou o vídeo onde mostra toda a transformação que deverá passar o Hospital Regional. Veja o vídeo abaixo:

www.iguatu.ce.gov.br/Iguatu Notícias *********************************************

Susto em um vôo da Ocean Air, que vinha de Juazeiro do Norte para Fortaleza

Susto em um vôo da Ocean Air, que vinha de Juazeiro do Norte para Fortaleza, na tarde desta segunda-feira (28).

Na hora do pouso, o comandante identificou um problema nos flaps -equipamento que auxilia os freios da aeronave, e precisou arremeter.

Comandante não realiza pouso de emergência.

Segundo a Infraero, depois de dar uma volta sobre a Capital cearense, o comandante comunicou à torre que pousaria e que não precisaria de autorização para um pouso de emergência.

A aeronave não precisou de manutenção e seguiu viagem para Brasília.

Fonte: Diário do Nordeste

*********************************************

Bandidos encapuzados invadem residência em Senador Pompeu

Na noite de ontem, por volta das 19h30m ,28/09 na Rua Eládio Magalhães nº 107 Centro deste município, três elementos encapuzados, armados a faca, invadiram a residência de uma senhora que se encontrava sozinha e anunciaram o assalto, renderam-na e vasculharam toda a casa a procura de dinheiro, arma e jóias, e conseguiram levar vários pertences da família, sendo jóias , cartões de créditos e quatro litros de uísque importado. Logo após o assalto evadiram pelo o rio banabuiu, que ao sair de casa a vítima informou aos vizinhos, que logo ligaram para a polícia, que compareceram ao local e nas diligências conseguiram prender um dos suspeitos, um menor de 17 anos, que foi conduzido para Delegacia para os procedimentos cabíveis.

Blog de Iguatu

*********************************************

Romaria da Terra em Iguatu reunirá mais de 10 mil religiosos

No dia 11 de outubro Iguatu será a sede provisória de todos os romeiros do estado, pois estará sediando a 14ª Romaria da Terra do Ceará que nesta edição apresenta o seguinte tema "O Semiárido em romaria, por mais vida e cidadania".

A expectativa da Diocese de Iguatu é que durante a realização deste evento mais de 10 mil romeiros visitem a Terra da Telha, “A Romaria é o momento para afirmação e renovação do nosso compromisso com: A realização de uma grande celebração do anúncio da boa nova da esperança como ação de graça pelas iniciativas que nascem dos povos que vivem nas comunidades urbanas e rurais” afirmou o Padre Anastácio que é o coordenador do evento.

Veja a programação oficial da Romaria da Terra em Iguatu:

00 a 6:00 – Chegada e acolhida dos romeiros e romeiras da Terra, na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, situada no bairro Prado; 7:00 – Caminhada com parada na Catedral de São José, seguindo até o Largo da Telha, local que deu origem a cidade de Iguatu, onde será feito um grande circo ao redor da lagoa, como forma de abraçá-lo com uma dança; 9:00 – Deslocamento para os bairros; Durante a manhã, haverá momentos de partilha do café, celebrações, apresentações artísticas, de testemunhos sobre novas ações de conquistas da terra e melhores condições de vida no interior e na cidade de Iguatu, troca de informações, abraços fraternos e almoço comunitário. 13:30 – Deslocamento dos bairro para a praça da Igreja de Nossa Senhora Santana, padroeira de Iguatu; 14:00 - Apresentações culturais com os artistas da caminhada; 16:00 – Celebração Eucarística, benção e envio dos romeiros e romeiras da Terra as suas comunidades de origem.

Fonte: Blog de Iguatu

*********************************************

Filho de dono de granja vítima de sequestro relâmpago

"O filho do dono de uma granja, em Horizonte, foi vítima de sequestro-relâmpago, no município. Os bandidos raptaram o rapaz de dentro do estabelecimento do pai e foi levado à casa que a família mantém em Horizonte.

Lá, os bandidos não acharam objetos de valor nem dinheiro na casa, então resolveram levar o rapaz para uma agência bancária; mas no caminho desistiram e liberaram a vítima em uma estrada."

Fonte:Portal Verdes Mares

*********************************************

Teto de escola desaba na Barra do Ceará

"O telhado de uma escola municipal, na Barra do Ceará, em Fortaleza, desabou na noite desta segunda-feira (28). A unidade está em reforma, mas, por pouco, um funcionário da obra não ficou ferido.Em época de aula, no local funcionam as salas da educação infantil; mas desta vez, por sorte, não havia ninguém na Escola Municipal Neumar Valença, na rua Ana Maria.

Pouco antes do telhado desabar, os responsáveis pela reforma da unidade encerraram o expediente.O vigia da escola, José Denísio Almeida Guimarães, também escapou por pouco. Minutos antes, ele entrou no prédio para verificar se não havia nenhum problema.

Segundo os moradores, o Corpo de Bombeiros foi ao local e ficou de voltar nesta terça-feira (29) para a retirar os escombros."

Fonte:TV Diário

*********************************************

POLÍCIA PRENDE QUADRILHA QUE SE PREPARAVA PARA ASSALTAR BB DE MAURITI

"Uma operação conjunta entre as policias Civil, Militar e Federal do Ceará e Pernambuco desmontaram nesta segunda-feira (28) uma quadrilha de assaltantes que se preparavam para invadir a agência bancária do Banco do Brasil no município de Milagres, na região do Cariri. Com o grupo foi apreendido um vasto material com armas de uso exclusivo do Exército."

Fonte:Portal Ceará Agora

*********************************************

HOMEM ACUSADO DE TER ASSASSINADO O PRÓPRIO FILHO É PROCURADO PELA POLÍCIA

"O homem acusado de ter assassinado o próprio filho a pauladas, após uma briga, continua foragido. O crime aconteceu domingo (27), em Nova Russas, quando Antônio Maciel Nunes travou uma luta com o filho Heraldo Lima Nunes, de 23 anos."

Fonte:Portal Ceará Agora

*********************************************

Casa lotérica de Cariús é assaltada

Dois homens encapuzados, armados com revólveres calibre 38, assaltaramm a agência da casa lotérica do município de Cariús.

O crime aconteceu por volta das 9:30h da manhã de ontem (28). Durante a ação, o gerente da agência foi rendido e obrigado a entregar a quantia de R$11.493 em dinheiro.

Em depoimento o gerente garantiu, ainda, que os bandidos levaram os telefones celulares dos funcionários.

Após o roubo, os assaltantes fugiram em um Fiesta de cor vermelha, com placa de Petrolina - Pernambuco. O veículo foi abandonado pouco tempo depois no Sítio Cipó, localidade do município.

Segundo informações do Cabo Lacerda, da delegacia de Cariús, os bandidos ainda não foram identificados e o crime será investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Lindomar Rodrigues

*********************************************

Iguatu-CE: Prefeitura começa a substituir rede de amianto por PVC

A Prefeitura Municipal de Iguatu em parceria com o Governo Federal começou o trabalho na substituição da tubulação de amianto por PVC, numa extensão de 17 quilômetros de rede de abastecimento de água.

O serviço foi inciado pelo bairro Alto do Jucá, na rua Coronel Jucá.

O investimento é da ordem de R$ 2,2 milhões e vai beneficiar todos os bairros da sede urbana, incluindo o centro.

Mais de 60 mil pessoas serão beneficiadas com as obras.

De acordo com o gerente do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgosto de Iguatu, Edval Lavor, a rede de amianto é antiga e tem causado rompimentos com muita frequência em vários pontos da cidade, comprometendo a qualidade da água e muitas vezes causando problemas de saúde a população.

A troca da rede de amianto por PVC foi um compromisso de campanha assumido pelo prefeito Agenor Neto nas últimas eleições.

Fonte: Lindomar Rodrigues

*********************************************

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

MARCO PRADO REBATE A REVISTA VEJA NA TRIBUNA DA CÂMARA

A Câmara de Sobral realizou na segunda-feira (28) a primeira sessão ordinária da semana.
O vereador Marco Prado foi a tribuna, e rebateu a reportagem publicada pela revista Veja do último de fim de semana, segundo ele: A revista quis macular a imagem do nosso município. Já na opinião do presidente da Casa, Hermenegildo Sousa Neto, a revista deveria não mais ser apreciada pelos sobralenses. Para ele a revista perdeu todo conceito de uma revista séria.
Fonte: Sobral de Prima *********************************************

EX-DEPUTADO OMAN CARNEIRO EM SEU BLOG FALA SOBRE A MATÉRIA MENTIROSA DA REVISTA VEJA

Quando A Veja, representada por seus moleques metidos a jornalistas visitaram nossa cidade, Sobral toda já sabia que viria uma matéria desse tipo, preconceituosa, mentirosa, bem ao estilo do jornalismo vagabundo feito no Brasil pelo os donos da grande mídia falida que sobrevive devido a corruptos que patrocinam sua existência. Fui assinante dessa porcaria, o papel foi ficando ruim não servindo para a sua única finalidade. Cancelei, é o que aconselho a todos fazerem.
Blog Ponto de Vista por Oman Carneiro
Fonte: Sobral de Prima *********************************************

Ipaumirim-CE: Corpos do casal desovados às margens da BR-230 permanecem sem identificação

 Continuam à espera de identificação no Instituto Médico Legal (IML) de Iguatu, os corpos de um casal de aproximadamente 25 e 30 anos de idade. Eles foram encontrados na manhã da última quarta-feira (23) numa ribanceira às margens da BR-230 no município de Ipaumirim. O caso continua envolto em mistério e o Site Miséria decidiu publicar as fotos do casal com o intuito de ajudar na identificação já que se passaram cinco dias e ninguém ainda apareceu no IML para olhar os corpos.

    Os dois foram encontrados por populares com os corpos crivados de bala nas proximidades da rodovia federal mais precisamente à altura do Sítio Pocinho. A mulher é um tanto loira, parece ter os olhos azuis e cerca de 25 anos de idade. Ela foi alvejada com um tiro no olho e usava brincos de cor prata, dois piercing no umbigo e trajava blusa lilás e short xadrez.

    Já o homem aparenta algo em torno de 30 anos e trajava camisa e um short jeans azul. Além disso, usava relógio oficial da CBF e um cordão de cor prata no pescoço. Sua altura é de, aproximadamente, um metro e 75 cm, cor branca, cabelos pretos e apresenta uma perfuração na nuca. Os corpos estavam parcialmente envoltos em uma rede e o achado se deu perto da divisa entre os estados do Ceará e Paraíba. Provavelmente, não sejam das regiões do Cariri e Centro Sul e que o Sítio Pocinho pode ter sido apenas local da desova.

    Traficante preso com maconha na cueca em Orós

    Um fato chamou a atenção da polícia de Orós com a prisão de Edmundo Ferreira Barbosa, natural de Icó e residente no Distrito de Icozinho. Mais conhecido por Carlos, ele foi pego na calçada da Rua Nossa Senhora de Fátima (Bairro Mutirão), em Orós, com 14 papelotes de maconha na cueca. A prisão do mesmo foi feita pelo Sargento PM Silvestre e o Cabo Lira. Na delegacia, Carlos disse ter chegado recentemente de São Paulo e é apenas viciado para fugir da acusação por tráfico. Quanto ao fato de levar a droga na cueca, afirmou que a mesma fica mais gostosa.

CUIDADO IMAGENS FORTES

É recomendável que apenas maiores de 18 anos, visualize(m) essa(s) imagem(ns). Pessoas com problemas de coração e/ou que não suportam emoções fortes, também não recomenda-se a visualização. O Ceará Notícias.com e esse blogueiro não se responsabiliza pelo o que venha acontecer. Se após ter lido nosso aviso ainda quiser vê,clique no(s) link(s) abaixo:

VEJAM FOTO

Fotos: Richard Lopes

Fonte: Site Miséria

********************************************

Filho de coronel da PM é preso em Fortaleza

Uma operação que durou cerca de quatro meses, realizadas por policiais do 15º DP e com a participação do Departamento de Inteligência da Polícia Civil, resultou na prisão de duas pessoas: Daniel Costa Lázaro Monteiro Vieira, 24 anos ( filho do coronel Monteiro, comandante do CIOPAER) e Mateus Silva do Rego Matos, 26 anos.

Com a dupla os policiais encontraram mais de mil comprimidos de êxtase, cerca de 200g da cocaína, R$5.150,00 em dinheiro vivo, várias malas que serviam de esconderijo em fundos falsos para as drogas, furadeiras que serviam para as drogas, furadeiras que serviam para aprontar as malas e ainda uma agenda que contém informações sobre preços e compradores das drogas.

No momento da abordagem, os traficantes estavam repassando as drogas para um comprador. Os traficantes estavam em um automóvel Chevete e o dono do prédio que servia como ponto base para a quadrilha conseguiu fugir num carro Cross Fox, mas devido ao nervosismo ele acabou batendo o carro e continuou a fuga à pé.

Entre os materiais apreendidos existem um álbum de fotografias de um dos acusados que se passava por professor de jiu-jitso e viajava o mundo em competições, mas, segundo a polícia, essa condição era um álibi que o traficante utilizava para evitar suspeitas.

Todos foram conduzidos ao 2º DP, na Aldeota, onde foram ouvidos pelo delegado Cavalcante Nogueira.

Fonte: Jangadeiro Online

*********************************************

Meruoca-C: Homem quebra imagens de Santos, derruba Sacrário, sobe no altar e tenta quebrar imagem da Nossa Senhora da Conceição

Na abertura dos Novenarios de São Francisco, na paróquia Nossa Senhora da Conceição cidade de Meruoca, ontem dia 27 de Setembro de 2009, um fato chocou os católico daquele Município, uma ação de vandalismo e fanatismo religioso.

Na abertura da Santa Missa, no momento do Glória, Mario Rene Oliveira da Costa, com duas facas de mesa, adentrou a Igreja, foi até o altar, e movido por uma força estranha, começou a destruir literalmente o altar da Sangrada Igreja; quebrou imagens do Senhor Jesus Cristo, derrubou o Sacrário, quebrou imagens de Santos, derrubou várias hóstias (Corpo de Cristo) consagradas no chão.

Fonte: SPN

*********************************************

Tentativa de homicídio em Icó

Comunico-vos que por volta das 23h30min. a Polícia militar foi avisada pela própria vítima, por meio do telefone de emergência "190", que uma pessoa de nome "Didi da Verdura" tinha efetuados uns disparos de arma de fogo em sua direção na Avenida supracitada.

Diante dessa informação a VTR 2162,composta pelos policiais CB PM MENEZES e o CB PM OSCAR, se deslocou até a referida Avenida onde encontrou a vítima e esta passou a relatar que um elemento conhecido por "Didi da Verdura", ao passar em uma moto Broz Amarela na Avenida acima transcrita, local onde a vitima se encontrava, efetuou cinco disparos de revolver em sua direção, sendo que nenhum dos disparos veio atingir a mesma, informando ainda que o acusado havia discutido com ela, minutos antes e após o delito o acusado fugiu tomando rumo ignorado. A polícia continua diligenciando no sentido de identificar e prender o acusado.

Fonte: Blog de Iguatu

*********************************************

Populares apreendem assaltante na Vila Cajazeiras e entregam a PM

No dia de ontem,27/09, por volta das 19:00 horas, uma ligação para o Quartel de Iguatu/CE, dava conta de um infrator que estava detido por populares por conta da prática de um furto na Vila Cajazeiras, distante 04 Km de Iguatu/CE.

Em seguida, a VTR RD 1241 (Ronda doQuarteirão), que era composta pelos policais SD PM ELENÍLSON, SD PMCLEYVAN e o SD PM ISRAEL, compareceram no local da ocorrência e identificaram a vítima como JOSÉ WILSON , 39 o mesmo informou que por volta das 19:00 horas, o mesmo entrou em sua residência para jantar e deixou a bicicleta monark na frente desta e ao sair flagrou um infrator conduzindo a mesma, contudo, entrou em perseguição e conseguiu pegá-lo nas proximidades, este, foi identificado como CÍCERO EUDO BATISTA DE LIMA, 25 anos, solteiro, chapeado, natural deIguatu/CE, em seguida os policiais realizaram a condução da vítima edo infrator para a DRPC de Iguatu/CE, onde a autoridade competenterealizará a autuação.

Fonte: Blog de Iguatu

*********************************************

Limoeiro do Norte - CE: Crime passional tira vida de vendedora

Um crime passional aconteceu no município de Limoeiro do Norte. O caso aconteceu neste domingo (27/09), por volta das 18:30h, quando populares informaram, através do telefone 190, terem ouvido disparos de arma de fogo, na Rua Ludugero de Sena Lima, 1224.

A polícia, após tomar conhecimento do fato, enviou uma viatura policial, que ao chegar no local, constatou que havia ocorrido um homicídio à bala.

A vendedora Maria Luciana da Silva, 35 anos, havia sofrido uma perfuração à bala, na altura do queixo, sendo que as informações davam conta, que o acusado de praticar este crime, seria seu amante, identificado como o servente de pedreiro Valério dos Santos Silva, 36 Anos, natural de Maranguape (CE), que após praticar o crime, deixou a arma usada no local do homicídio, um revolver calibre 38, inox, com capacidade para 06 (seis) cartuchos, com seis cartuchos deflagrados, e em seguida fugiu.

A polícia local mobilizou todas as viaturas da área, e por volta das 23:00h, o acusado foi localizado e preso na Av. dos Expedicionários, próximo a Igreja do Seminário.

Informações: Notícias do Vale

Fonte: Limoeiro do Norte

*********************************************

Cid fala da Sobral "americanizada"

"Cada um tire a conclusão que quiser, antes de denunciar é preciso ter dados".

"A Regional é o parachoque da Prefeitura".

Sobral, a capital americana no Brasil. Este é um dos assuntos em destaque na Revista Veja desta semana. A publicação ironiza os padrões americanos implantados no município durante administração de Cid Gomes. E denuncia que os ônibus doados, School Bus, estão fora de circulação por falta de ma nutenção especializada.

Presente na abertura da Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece), no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza, ele respondeu às críticas. “Vá a Sobral, veja os indicadores e compare aos outros municípios. Verifique se está abaixo da média”, ressaltou.

Lembrou que quando foi prefeito, há cinco anos, proporcionou a Sobral um melhoramento na rede de água e esgoto, dentre outros desenvolvimentos. Cid frisou que nenhum município tem este padrão, em cobertura rural e urbana. E ressaltou que nem nos Estados Unidos existe uma política desta. E que a cidade, em seu governo, atingiu ótimos indicadores.

Em sua avaliação, a reportagem é meio pitoresca, brincadeira que não existe. Quando questionado se está sofrendo uma possível retaliação política, devido à pré-candidatura de Ciro Gomes (PSB/CE) à presidência, foi emblemático: “cada um tire a conclusão que quiser”. E recomendou que, antes de denunciar, é preciso ter dados concretos.

Fonte: Raimundo Moura

*********************************************

IGUATU investe em reformas de praças, em ICÓ é uma contradição

Modelo de urbanização: em Iguatu, as praças são muito freqüentadas e são exemplos para outras cidades (Foto: Honório Barbosa)

IGUATU

Na maioria das cidades na região Centro-Sul, as praças necessitam de serviços de reforma. Faltam investimentos municipais para qualificar áreas públicas de lazer. Apesar da precariedade, esses espaços continuam sendo, nos centros urbanos do Interior, o principal ponto de encontro dos moradores, em particular dos jovens, nos fins de semana.

A cidade de Iguatu é uma exceção. Nos últimos cinco anos, a administração implantou um moderno programa de reconstrução de novas áreas de lazer. As antigas praças deram lugar a modernos espaços com projeto inovador, com piso em pedra portuguesa, fonte de água, iluminação elevada e arrojada, além de espaço para prática desportiva.

Foi construída a praça maestro Eleazar de Carvalho, reconstruída a da Matriz e a professor Alcântara Nogueira, considerada a mais bonita. No total foram reformadas só na cidade, 10 praças. As famílias e os jovens passaram a freqüentar esses novos espaços. Em Várzea Alegre, a Prefeitura também investiu na reforma de duas praças: vizinho à Rodoviária e próximo ao hospital, em homenagem ao jornalista Joaquim Ferreira.

Contradição:

Na cidade de ICÓ, a segunda maior da região, a ampla maioria das praças encontram-se destruídas e abandonadas. O retrato desses espaços revela uma cena comum: bancos quebrados, piso com rachaduras, precariedade de iluminação, jardins sem grama e sem plantas. A exceção é o Largo do Thebérge, área histórica e tombada pelo Iphan, que foi construído há cinco anos e tem relativa manutenção.

Só nos bairros da periferia, a situação é precária. As três praças que dão acesso à cidade de Icó, localizadas próximas ao centro comercial, o Balão do Padre Cícero, o contorno do DNER e no entorno da Rodoviária, permanecem com a estrutura em condições precárias. "Estão bastante deterioradas", disse o aposentado Luís Maciel. E completa, dizendo que "por isso, as pessoas não utilizam essas áreas de passeio".

Fonte: DN - Honório Barbosa (Repórter)

*********************************************

Jardim-CE: Liberdade para homem que matou esposa gera revolta de familiares da mesma

A família de Ana Cristina Vieira, que foi assassinada pelo esposo, no dia 14 de março deste ano, com apenas 24 anos de idade, está revoltada pelo fato de Josiano Borges do Nascimento, o Noca, de 26 anos, ter conquistado a liberdade no dia 23 de setembro. Ele matou a mulher com nove facadas, no quarto de sua residência na presença de uma filha de cinco anos, e vai responder pelo crime em liberdade. Vendo a mãe estirada e derramando bastante sangue, foi a criancinha que saiu para chamar a avó.

     Segundo familiares, ela pedia que chamasse o doutor para salvar a sua “mãezinha”. Não só a família de Ana Cristina, mas muitos jardinenses demonstram inconformismo com o hábeas corpus concedido ao rapaz. O documento foi assinado pela Juíza da Comarca de Jardim, Alexsandra Lacerda Matias Brito, cerca de seis meses após a prisão de Josiano que aconteceu no dia 29 de abril. Um irmão da vítima confessou a reportagem do Miséria temer pela morte de outros membros da família, pois o assassino confesso teria feito ameaças quando esteve preso.

     Após ganhar liberdade, Josiano Borges foi escoltado pela policia ate sua residência no Sitio Minas, no município de Jardim. O homicídio aconteceu por volta das 19 horas de um sábado, dia 14 de março, na residência do casal, no Sítio Lagoa dos Pinheiros. Uma amante de Josiano foi o pivô do assassinato praticado com requintes de perversidade. A namorada dele mora no vizinho Sítio Bonsucesso e estava grávida de três meses.

     Ana Cristina teria recebido uma ligação da mesma que falou da gravidez e os desentendimentos aumentaram. Mesmo tendo outra mulher, Josiano não aceitava a idéia da separação que era proposta pela mulher. De acordo com a família, ele vivia à procura da esposa a quem passou a ameaçar de morte. Após o crime naquela noite, fugiu na moto de um cunhado e a abandonou em seguida num matagal para ir em diante a pé, enquanto o corpo da mulher era trazido para a necropsia no IML de Juazeiro.

Fonte: Site Miséria

********************************************

Pacajus-CE: Adolescente de 17 anos é executado e desovado às margens da BR-116

Mais um crime de morte foi registrado no município de Pacajus, Região Metropolitana de Fortaleza. Desta vez, populares encontraram na manhã deste domingo (27) o corpo de um jovem de 17 anos. Ele foi executado e atirado às margens da BR-116 à altura do quilômetro 52, em Pacajus. A Policia Militar foi acionado para o local por volta das 07h30min e ali compareceu.

Segundo o Cabo PM Aluizio e o Soldado Jonas, a vitima foi identificada como sendo José Valderlan e residia no bairro Alto da Boa Vista na periferia de Pacajus. Populares informaram ainda que o rapaz teria saído de casa, na noite de sábado, acompanhado por três rapazes os quais a policia já tem a identificação. O corpo foi levado para o IML de Fortaleza, a fim de ser necropsiado. Caberá à Polícia Civil investigar este homicídio que foi o 27º somente este ano em Pacajus.

CUIDADO IMAGENS FORTES

É recomendável que apenas maiores de 18 anos, visualize(m) essa(s) imagem(ns). Pessoas com problemas de coração e/ou que não suportam emoções fortes, também não recomenda-se a visualização. O Ceará Notícias.com e esse blogueiro não se responsabiliza pelo o que venha acontecer. Se após ter lido nosso aviso ainda quiser vê,clique no(s) link(s) abaixo:

FOTO 01

FOTO 02

Fotos: Alex Montenegro

Fonte: Site Miséria

*********************************************

Juazeiro do Norte-CE: Soldado do Ronda é acusado de ter morto vigilante da Ceará Segurança

Um tiroteio no bairro Santa Tereza, por volta das 17 horas deste domingo, culminou com a morte do vigilante Talisson Amaral da Silva, de 22 anos, residente no município de Barbalha. Existem duas versões para o crime que causou repercussão na terra dos verdes canaviais. Os militares do Ronda do Quarteirão dizem que foram recebidos à bala, enquanto amigos e o advogado da vítima sustentam uma tese relacionada com um entrevero anterior.

A reportagem do Site Miséria conferiu as informações prestadas pelos dois lados nas entrevistas feitas por Normando Sóracles. A expectativa é a instauração de um inquérito policial competente que possa esclarecer essa situação de uma vez por todas. De acordo com a polícia, populares ligaram para o Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) informando sobre um tiroteio no Bairro Santa Tereza próximo à Rua São Damião.

Segundo o Tenente José Francinaldo Guedes Freitas, quando a polícia chegou ao local teria sido recebida à bala e revidou com dois disparos. O oficial disse que não saberia informar se o tiro que atingiu Alisson veio de revólver da PM ou dos supostos marginais que ali se encontravam. Quem primeiro conversou com Normando foi o advogado da vítima, Jorge Alberto Coelho Macedo, já contratado por conta de um entrevero anterior envolvendo o rapaz, agentes de Trânsito e Soldados do Ronda, conforme explicou. (OUÇAM)

Alisson trafegava em uma motocicleta Honda Titan de cor preta e placa NQU-8343, inscrição de Barbalha, e foi alvejado com um tiro nas costas. Ele foi socorrido pela própria polícia pata o Hospital Tasso Jereissati e, depois, Hospital Santo Inácio onde faleceu. O ex-atleta de futebol e supervisor da Ceará Segurança na região do Cariri, Roberto Maguila, esteve com a vítima antes desta vir ao Juazeiro. Ele deu detalhes desse último encontro na conversa com Normando. (OUÇAM)

O Tenente Guedes, do Ronda do Quarteirão, apresentou a versão da Polícia Militar e até assegurou que Alisson teria entrado dentro de uma residência mesmo depois de ter sido alvejado à bala. Disse ainda que o rapaz ameaçara a dona do imóvel para não informar aos policiais de que ali se encontrava sob pena de retornar depois para fazer algo com ela, segundo o Tenente Guedes.(OUÇAM)

A expectativa agora gira em torno do exame de balística para comprovar de onde partiu o tiro e, depois, apurar as verdadeiras causas que norteiam mais esse homicídio registrado na tarde de domingo no Bairro Santa Tereza em Juazeiro.

CUIDADO IMAGENS FORTES

É recomendável que apenas maiores de 18 anos, visualize(m) essa(s) imagem(ns). Pessoas com problemas de coração e/ou que não suportam emoções fortes, também não recomenda-se a visualização. O Ceará Notícias.com e esse blogueiro não se responsabiliza pelo o que venha acontecer. Se após ter lido nosso aviso ainda quiser vê,clique no(s) link(s) abaixo:

FOTO 01

FOTO 02

CLIQUE E VEJAM GALERIA DE FOTOS

Fonte: Site Miséria

********************************************

domingo, 27 de setembro de 2009

Sobral: o melhor lugar do mundo, é aqui!

Coluna da Hora

Pôr do Sol na Margem Esquerda

Rotatória da Av. Dr. Guarany

Becco do Cotovelo

Palácio de Linguas Estrangeiras

Fonte: Sobral em Revista **********************************************

Ciro Gomes também deixa mensagem no Twitter

Foto: Internet

Já Ciro Gomes, o verdadeiro alvo da reportagem, também, via Twitter, com serenidade, bem ao seu novo estilo.

"Com estas pesquisas vai começar a intriga e a difamação. Desta vez vão me encontrar muito mais experiente.”

Fonte: Sobral em Revista

********************************************

Via Twitter,o Prefeito de Sobral Leônidas Cristino comenta reportagem da Veja

Foto: Jornal Municipal (de Sobral)

Sobral é uma cidade respeitada em todo o Brasil, graças aos bons índices nas áreas de educação, saúde, saneamento, abastecimento de água, como também, pelo desenvolvimento conquistado pelo nosso povo ao longo do tempo. Não vamos admitir deboche e preconceito de ninguém. Sabemos os motivos. Seguiremos em frente com Sobral cada vez melhor. O Governador Cid Gomes sempre será nossa referência e orgulho.”

Assim reagiu o prefeito de Sobral, Leônidas Cristino, via Twitter, sobre a reportagem preconceituosa e irônica de Veja.

Fonte: Sobral em Revista

*********************************************

Bandidos levam R$ 25 mil de empresa em Jaguaruana

Tudo aconteceu por volta das 08h40min deste sábado (26), na Rua Padre Rocha, 1818, centro de Jaguaruana, onde funciona a Empresa Tece Fio.

A empresa de propriedade de FRANCISCO RODRIGUES VALENTE, 62 anos, realizava naquele dia o pagamento dos funcionários quando 02 (dois) indivíduos em uma Moto Fan, de cor preta, placa HUE 9749 (placa fria), sendo que um deles vestindo uma blusa de cor laranja e o outro vestindo uma blusa de cor branca com detalhes de cor amarelo, ambos de cor morena, chegaram e um deles sacou de arma de fogo e anunciou o assalto, levando da vítima acima citada a importância aproximada de R$ 25.000,00 (vinte cinco mil reais), 01 (um) aparelho celular e 01 (um) relógio de pulso e ainda da funcionária FRANCISCA VALDILENE DA SILVA, 27 anos, levaram 02 (dois) aparelhos celulares e 01 (um) relógio de pulso.

Logo em seguida ao assalto os elementos fugiram tomando rumo em direção a saída da cidade. Minutos depois informações de populares davam conta de que um dos suspeitos foi visto entrando em uma camioneta L - 200, de cor preta, na localidade de Sargento, zona rural de Jaguaruana e que ambos os veículos seguiram pela a CE que liga o município a BR 116.
Ainda de acordo com informações de populares um veículo Gol de cor prata, com placa de Limoeiro do Norte, teria participado da ação criminosa.
O comandante do 1º Batalhão de Russas, Ten Cel Macedo e seus comandados juntamente com o policiamento de Jaguaruana e outras cidades da área, montaram o cerco na tentativa de prender os acusados, porém não foi obtido êxito.

Fonte: Notícias do Vale

********************************************

Alto Santo ganha praça que lembra município de Sobral

O município de Alto Santo ganhou mais uma bela paisagem em sua avenida principal, a totalmente reformada Praça PIO X, chamada agora por muitos populares de "Praça dos Arcos".
Os arcos lembram o Arco do Triunfo do município de Sobral. O Arco situado no Boulevard Pedro I, hoje Av. Dr. Guarany, o Arco de Nossa Senhora de Fátima é um dos monumentos que mais caracterizam a cidade de Sobral.

Teria sido para homenagear a cidade de onde é filho o atual governador Cid Gomes de quem é aliado o prefeito da cidade Adelmo Aquino? A pequena, mas bela praça, encanta os olhos de quem passa, com um lindo monumento simbolizando dois grandiosos arcos, um divertido parquinho para as crianças se divertirem e um visual muito moderno, torna-se-á sem dúvida um dos cartões postais de da “Terra do Menino Deus”.

É, mas tem gente que não está gostando da forma que a Praça está sendo chamada. O leitor Itaely deixa recado no próprio site do município: “Praça dos arcos???? fikou bonita sim, mais convenhamos??? esse nome??? tem que ser PIO X, faz anos q conhecemos assim...vai fikar iqual a do menino deus??????????”questiona o leitor.
Já a leitora Emília Machado afirma que gostou da praça e ela mesma teria sugerido o nome “Gostei da Praça dos Arcos(eu dei o nome), os brinquedos me fizeram lembrar minha infância. Parabéns Prefeito. Espero que os altosantenses cuidem bem do que é de todos”.

Fonte: Notícias do Vale

********************************************

REFLEXÃO (CHICO XAVIER)

Vídeo: YouTube

********************************************

Vida brasileira : "The United States of Sobral"

É assim que os cearenses chamam a cidade de Cid Gomes, o ex-escoteiro socialista que implantou no sertão uma amostra do american way of life

Paris e Nova York Sob inspiração francesa, Sobral ergueu seu arco do triunfo. Agora, usa ônibus escolares americanos e incentiva a prática do beisebol

Encravada no sertão cearense, a cidade de Sobral cultiva estrangeirices com tal entusiasmo que passou a ser conhecida no resto do estado pelo título desta reportagem: "The United States of Sobral". Lá, circulam ônibus escolares americanos (originais), que, além de serem amarelos como os que se veem nos filmes, ainda trazem a inscrição em inglês: School Bus. Lá, pratica-se beisebol – ou uma versão rudimentar do jogo, segundo a confederação brasileira desse esporte. Lá, o Kentucky Derby, uma das mais tradicionais competições do circuito do turfe dos Estados Unidos, inspirou a criação do Derby Club Sobralense. A diferença é que, sob o sol do agreste, os jóqueis treinam com calção de futebol. Lá, a população apelidou o parque da cidade de "Central Park", parodiando seu congênere nova-iorquino. A veia, digamos, cosmopolita de Sobral não é nova, mas ganhou força entre 1997 e 2004, quando a cidade foi administrada por Cid Gomes, do PSB, o atual governador do Ceará. Desde então, já há quem veja semelhanças entre o Rio Acaraú, que corta a cidade, e o Hudson, que banha Nova York. Antes de Gomes, a cidade mimetizava europeísmos, por obra e graça (muita graça) de um bispo que mandou e desmandou naquelas bandas durante a primeira metade do século XX: dom José Tupynambá da Frota. Ele queria conferir a Sobral um ar francês e, entre outros lampejos geniais, teve a ideia de homenagear Nossa Senhora de Fátima com um monumento inspirado no Arco do Triunfo, erguido em Paris por Napoleão Bonaparte, para comemorar suas vitórias militares. O monumento está localizado na Avenida Boulevard do Arco. Como tem bares e restaurantes, os sobralenses fazem uma associação imediata. "Ela lembra a Champs-Elysées de Paris", diz o colunista social Arnaud Cavalcante. Sob o domínio do socialista Cid Gomes, Sobral passou a se espelhar nos Estados Unidos. Ele começou a imaginar a aparência globalizada de Sobral em 1996, ainda na condição de deputado estadual. Escalado pela assembleia cearense para a árdua tarefa de fazer um périplo pelas câmaras legislativas americanas, Cid voltou dos Estados Unidos cheio de projetos. No ano seguinte, ao assumir a prefeitura, passou a pô-los em prática. Seu irmão mais velho, Ciro Gomes, ajudou-o a dar os primeiros passos na americanização de Sobral. Em 1998, Ciro, que frequentou um curso de inglês básico na Universidade Harvard, convenceu uma fundação a doar 36 school buses usados para a prefeitura do irmão. O município precisou arcar somente com o frete dos veículos. Pena que houve um inconveniente: no Ceará, não existem peças nem mecânicos especializados para esse tipo de ônibus. Por isso, eles foram sendo encostados à medida que precisavam de manutenção. Dos 36 ônibus, só três ainda estão em circulação. Numa boa iniciativa, inspirada pelo empenho acadêmico do irmão mais velho, o então prefeito Cid resolveu que daria proficiência em inglês aos alunos das escolas públicas. Para tanto, instalou o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras em um casarão neoclássico onde funcionou aquele que foi o clube mais elegante da cidade, o Palace. Construiu também um museu em memória da missão de cientistas ingleses que foi a Sobral em 1919, para tentar comprovar a teoria da relatividade por meio da observação de um eclipse. Hoje, o prédio abriga um relativamente bom observatório astronômico. Sob a influência de Cid, a cidade foi adotando costumes de climas temperados. A 27 quilômetros do centro, a Serra da Meruoca, um maciço rochoso de 920 metros de altura, sofisticou-se. Em casas com lareira, os ricos aproveitam temperaturas que dizem ser 15 graus mais baixas do que a média de Sobral (30 graus), para usar seus casacos elegantes – um deles, como não poderia deixar de ser, é Cid. Nos restaurantes da Meruoca, saboreiam-se fondues, sopas e chocolate quente. E um festival de inverno oferece atividades culturais aos turistas. É a Aspen do Ceará.

Paisagem globalizada Um dos carrões "Miami Vice" da polícia local, o museu que celebra Einstein e a versão do turfe americano

No fim de sua gestão como prefeito, Cid patrocinou três equipes de beisebol e prometeu construir um campo exclusivo para a prática do esporte nas margens do Acaraú – que jamais saiu do papel. "Mas, quando ele era prefeito, nós tinhamos prioridade para usar o campo de futebol", pondera Reinaldo Marques Filho, treinador de todos os times de beisebol locais. Marques Filho é amigo de Cid desde a infância, quando eles viviam sempre alertas como escoteiros. Esses rasgos modernizadores garantiram a Cid uma enorme popularidade. Muitos sobralenses o chamam de "El Cid" e o identificam como o redentor de uma profecia feita pelo bispo Tupynambá da Frota, o do arco do triunfo. Ao morrer, em 1959, ele previu três décadas de estagnação para Sobral – estancada pelo socialista yankee. Hoje, boa parte do maior reduto eleitoral do ex-prefeito e atual governador ainda é abastecida por carros-pipa, não fornece água tratada a toda a população nem dispõe de saneamento. Em Sobral, as principais causas de morte são as doenças infecciosas e parasitárias. Mas as ruas são iluminadas e a polícia se desloca, no confortável estilo "Miami Vice", em carrões equipados com ar-condicionado e câmbio automático. Graças à Votorantim e à Grendene, que empregam 12% da população, o comércio local é vigoroso. Cid agora quer mais um retoque à sua Nova York: metrô. No início do mês, lançou uma licitação para começar as obras. Em Fortaleza, a capital, cuja população é catorze vezes a de Sobral, o metrô local ainda não transportou ninguém. Está sendo construído desde 1999. Very good, Cid.

Leonardo Coutinho, de Sobral

Fotos Manoel Marques

Fonte: Veja

*********************************************

VIOLÊNCIA: Cinco mortes em 18 horas

A seqüência de crimes começou às 18 horas da última sexta-feira (25) e se estendeu até o fim da manhã de ontem

Sem teto: ontem, um morador de rua foi encontrado morto em uma praça na Avenida Domingos Olímpio (Foto: SILVANA TARELHO)

Cinco homicídios foram registrados pelos órgãos de segurança nas últimas 18 horas na Grande Fortaleza, no período compreendido entre as 18 horas da última sexta-feira (25) e a tarde de ontem. Entre as vítimas estão um adolescente de 17 anos e um decorador, ambos foram vítimas de homicídios a bala.

O primeiro homicídio ocorreu em um bar, na Rua Sobreira Filho, no Bonsucesso. Lá, segundo testemunhas, o decorador Paulo Sérgio Leite da Silva, 42, foi assassinado com sete tiros na cabeça. Conforme ainda o relato de amigos da vítima, um homem em uma moto preta e com placa virada, chegou ao local, ameaçou as pessoas que estavam com Paulo e efetuou sete disparos contra ele.

Segundo testemunhas, Paulo Sérgio não tinha inimigos, mas há alguns dias ele havia discutido com uma mulher, que o ameaçou. Os amigos da vítima acreditam que o crime pode estar ligado a esse fato.

Quase uma hora após a primeira morte, Carlos Augusto dos Santos Ferreira, 19, foi assassinado na Rua Coronel João Ferreira, no Bom Jardim. Já, na Maraponga,um jovem de 17 anos foi morto a bala, na Maraponga. No fim da noite de sexta-feira, no Vicente Pinzón, José Nilson Ribeiro da Silva, 28, foi morto a bala. Na manhã de ontem, um morador de rua, sem identificação, foi encontrado morto na Praça do Advogado, Avenida Domingos Olímpio. O corpo apresentava alguns sinais de espancamento.

Fonte: DN

********************************************

sábado, 26 de setembro de 2009

Santa Casa de Sobral é destaque

O Ceará é um dos que tem maior número de doação de órgãos no país, com 10% do total

Fonte: Jangadeiro Online

*********************************************

CONFLITOS PELA LAGOSTA: Disputa entre pescadores faz Icapuí reforçar policiamento

A competição acirrada existe há mais de 30 anos, entretanto, vem ampliando o raio de ação: do mar para a terra

<<<

CLIMA DE TENSÃO: Icapuí está praticamente parada. O medo tomou conta da população. Para evitar novos confrontos entre pescadores, policiais fecham ruas e fazem revistas (Foto: Silvana Tarelho)

As comunidades pesqueiras do Litoral Leste do Ceará estão em pé de guerra na luta por espaços no mar para a captura da lagosta. Ameaças de morte, queima de barcos, denúncias de abusos e a falta de fiscalização acirram os ânimos. A sede de Icapuí vive dias de incerteza. A cidade está praticamente parada. O medo e a tensão tomaram conta de todos. A Câmara Municipal está sem funcionar há 15 dias. Vereadores sofreram intimidações e não querem correr riscos. O prefeito José Edilson Cirino quase não comparece à Prefeitura. A população se sente desprotegida. Exige alternativas.

Acuados, mil pescadores artesanais das praias de Redonda e Peroba estão sem entrar no mar há uma semana. Alguns se dizem "prontos" para tudo, outros aguardam intervenção pública. De braços cruzados, a única atitude do grupo é montar "guarda" na proteção das embarcações e dos dois barcos adquiridos por eles para fazer a fiscalização em alto-mar. O ponto de encontro é a Boca do Povo. "Só podemos esperar que a situação amenize. A comunidade só quer paz", assegura o pescador Raimundo Nonato da Costa, 56 anos, 46 dedicados à pesca.

Do outro lado do conflito, um verdadeiro batalhão de cinco mil pescadores de Barrinha, Barreira, Tremembé, Icapuí e Melancias, que usam marambaias, caçoeiras ou redes de arrasto e compressores de ar para mergulhar, capturar lagosta e destruir os manzoás dos legais. Eles não aceitam que os artesanais façam a fiscalização no mar com os dois barcos comprados pela comunidade e prometem "invadir" a praia dos rivais e queimar as embarcações. O grupo não quer acordo. A competição acirrada existe há mais de 30 anos, mas vem ampliando o raio de ação: do mar para a terra.

Na última tentativa de sessão, no dia 15, pescadores piratas tentaram invadir a Casa Parlamentar. Os alvos do grupo de manifestantes são dois vereadores - Manoel Jeová da Silva, o Cadá; e Raimundo Bonfim Braga, o Camundo. Eles representam as comunidades da Redonda e Peroba. "Estamos ameaçados de morrer se aparecermos na cidade", denuncia Cadá.

Para evitar choque entre as duas partes, a Polícia Militar reforçou o policiamento em Icapuí. Um efetivo de 26 PMs dos batalhões de Aracati e Russas, seis viaturas e quatro motos realizam ação ostensiva, com fechamento de ruas, abordagem de veículos e busca de armas.

A Companhia de Policiamento Rodoviário(CPRV) apóia a operação na parte de fiscalização e documentação do condutor e veículos. "A ação não tem tempo determinado para acabar", avisa o comandante da ação, capitão Paulo de Tarso.

Na próxima segunda, às 14h, uma comissão de pescadores artesanais e os nove vereadores de Icapuí terão audiência na Secretaria de Segurança Pública com o objetivo de requisitar segurança reforçada.

ÁREA SEM FISCALIZAÇÃO
Barcos do Ibama não são vistos

Receosos de ir pescar, os artesanais se queixam da falta de fiscalização do Ibama. "O órgão se comprometeu em fortalecer a vistoria no mar para coibir a ação dos piratas. Só ficaram aqui dois dias", denuncia O vereador e pescador Manoel Jeová. Nos dois dias em que permaneceu na área, a reportagem do Diário do Nordeste não viu os barcos do Ibama, apesar de o superintendente João Moreira Juvêncio, informar que duas lanchas do órgão, com oito integrantes, intensificaram a fiscalização na área de conflito.

Segundo ele, nas operações em junho e julho, 18 embarcações ilegais foram apreendidas pelo órgão no Litoral Leste. "Destas, três tinham compressores, sendo duas de Icapuí". As embarcações apreendidas terão "perdimento". "Elas serão repassadas para outros pescadores".

O chefe de fiscalização do Ibama, Rolfran Ribeiro, informou que a operação envolve o Ibama, a Marinha, a Polícia Federal e a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca. "Fizemos reunião, quando foram traçadas estratégias para controlar os conflitos entre os pescadores.

Na ação definida, os fiscais do Ibama deverão permanecer de plantão, de 15 a 20 dias na área, para evitar novos embates e reforçar a fiscalização.

Os pescadores de Redonda afirmam que, sem essa fiscalização, fica quase impossível voltar a pesca. A última tentativa dos pescadores de entrarem no mar terminou em tiroteio.

"Estamos parados. Já teve troca de tiros na água. Fomos recebidos com tiros pelos pescadores que fazem a pesca predatória com compressores e não sabemos o que será daqui para diante", alerta o pescador Francisco Pereira da Silva.

Ele mostra um manzoá destruído pelos piratas. "Antes dessa briga, eu tirava de dez a 20 quilos por dia de lagosta do mar, esta semana nem um quilo consegui", lamenta.

LÊDA GONÇALVES
ENVIADA A ICAPUÍ

Fonte: DN

*********************************************