sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Juazeiro do Norte-CE: "Cidade Milagrosa", foi lançado esta noite aos "pés" da estátua de Padre Cícero

Pela primeira vez um livro foi lançado no entorno do segundo maior monumento do Brasil: a estátua do Padre Cícero. "Cidade Milagrosa" é de autoria do jornalista e escritor Jota Alcides um cearense de Caririaçu que, mesmo tendo passado por grandes centros como Recife e Brasília, jamais esqueceu Juazeiro o torrão que o adotou. O local escolhido foi para não fugir à condição temática da saga romeira na direção da terra fundada pelo religioso.

Ao seu lado, o prefeito que construiu o monumento: Mauro Sampaio e bem à frente o seu pai: Antonio Tenório de Souza aos 88 anos de idade ou seis a mais que o ex-prefeito. Ambos foram escolhidos por Jota Alcides para ganhar menções honrosas, a exemplo de Padre Cícero no lançamento do décimo – primeiro livro do escritor. Na opinião dele, o sacerdote, além de líder religioso, foi um grande líder civil. "Um homem de grande visão daquelas que faltam aos administradores de hoje", considerou.

Foi mais além historiando que o Padre Cícero administrou Juazeiro com o coração e sentenciou como um grande feito o convencimento às ordens Franciscana e Salesiana a virem para sua cidade mesmo na condição de um homem proibido pela Igreja. Jota Alcides começou a sua fala remontando à época de inauguração da estátua e, antes que isso, quando o Padre Cícero chegou ao vilarejo com cerca de 100 pessoas. "Hoje, contemplamos daqui essa imensidão de cidade", comparou.

Quanto a Mauro Sampaio, definiu como um seguidor do Padre Cícero em termos administrativos "com tirocínio, visão equilibrada e direção no futuro". Mencionou obras como o Romeirão e o monumento "hoje um ícone internacional" que está completando 40 anos de inauguração. Já o seu pai, Antonio Tenório, é um dos protagonistas do livro que veio de Alagoas no caçuá de um animal numa viagem que durou 15 dias. A obra literária é, também, uma homenagem aos 100 anos de emancipação do Juazeiro.

Antes de Jota Alcides, o professor universitário Geová Sobreira apresentou o livro, enquanto o Padre José Ventureli, na condição de administrador do Horto, aproveitou para falar sobre o projeto de recuperação da estátua de Padre Cícero. Depois do escritor, falou o presidente da Comissão Organizadora do centenário de Juazeiro, Geraldo Barbosa. Também estiveram presentes os deputados Manoel Salviano e Vasques Landim; o vice-prefeito, José Roberto Celestino; o ex-prefeito Carlos Cruz; e o presidente do ICVC (Instituto Cultural do Vale Cariri), José Ferreira Gonçalves, o Zezito.

Fotos: Demontier Tenório

Fonte: Site Miséria

*********************************************

Um comentário:

  1. Veja documentário que fiz sobre Padre Cícero, após dois anos de filmagens. Intitulado: PADIM CIÇO, SANTOU OU CORONEL? Se gostar, comente, avalie e divulgue. Pode acessar através do meu blog:

    www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir

COMENTE ESSA MATÉRIA