sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Potengi-CE: O perigo esta por vir, até quando?

Cada vez mais é raro ver adolescentes e o uso do álcool dentre outras drogas no nosso municipio, até quando ?

O Conselho Tutelar de Potengi deve continuar a agir com o apoio do Ministério Público e da Prefeitura Municipal via Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, na realização de Audiência Publica no sentido de combater o uso de bebidas alcoólicas e drogas por parte de adolescentes do município.

O perigo pode esta por vir, a Audiência Publica tem que envolver novamente os proprietários de bares, restaurantes, casas de show, hotéis, motéis dentre outros estabelecimentos comercias para conscientizar estes comerciantes a não vender bebidas alcoólicas a crianças, adolescentes.

No nosso municipio é grande o numero de estabelecimentos comerciais, onde pode se ver adolescentes consumindo bebidas alcoólicas, pilotando e dirigindo motocicletas e veículos, colocando assim a sua própria vida e de pedestre em risco. A sociedade de Potengi tem que combater o alcoolismo na adolescência e para isso precisa novamente do total respaldo do Ministério Público e das Policias Militar e Civil.

O conselho Tutelar de Potengi tem um registro de controle com todos os dados do menor denunciado, que em seguida é visitado ou notificado a comparecer ao órgão para uma conversa. Caso a conversa não alcance êxito, o adolescente e sua família são encaminhados para os programas sociais.Em casos mais complicados as situações são encaminhadas para o Ministério Publico.

Os programas sociais contam com assistentes sociais e psicólogas para auxiliá-los na prevenção do alcoolismo. Segundo os conselheiros(ª), alguns adolescentes não aceitam ajuda. “A persuasão dos amigos ou o exemplo dos pais, são fatores consideravelmente influenciáveis na formação do caráter do adolescente. A base estrutural do menor está na família e cabe a ela conscientizar e colocar limites aos seus filhos”, afirma o Conselho Tutelar.

Mesmo já existindo a Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, é comum o consumo de álcool pelos menores em festividades, ambientes públicos e até no ambiente domiciliar. A sociedade como um todo deve deste momento realizar e adotar atitudes frente a este tema: Vejamos que em aguns momentos por um lado condena o uso abusivo de álcool pelos jovens, mas é permissiva ao estímulo do consumo por meio da propaganda e pelo exemplo, na maioria das vezes, na própria família.

O Conselho Tutelar de do municipio precisa atuar a exemplo de outras cidades que coloca a disposição um telefone para a população denunciar qualquer tipo de abuso contra Crianças e Adolescentes, não sendo necessário a identificação, sendo que por vez possa ligar também diretamente para a Policia Militar.

Texto escrito por: Ivanildo Souza

Fonte: Potengi na Internet

********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA