quinta-feira, 1 de outubro de 2009

AGONIA EM SOBRAL-Assaltante faz bebê refém por oito horas

Bandido invadiu a residência, dominou uma família inteira, ameaçou matar a criança, tentou fugir, mas acabou preso

BANDIDO DOMINADO: depois do cerco, da longa negociação, perseguição pela BR-222 e ruas de Sobral, a Polícia conseguiu, às 23 horas, prender Manoel Diogo e libertar os reféns (Foto: Wilson Gomes)

Uma tentativa de assalto acabou se transformando em crime de extorsão mediante cárcere privado e, em seguida, sequestro que já duraram oito horas na cidade de Sobral, na Região Norte do Estado (a 233Km de Fortaleza). Um ex-presidiário, recém- saído da cadeia através do Mutirão Carcerário, invadiu uma residência, na zona central daquela cidade, e, com a suposta cumplicidade da diarista da residência, manteve três pessoas como reféns, entre elas, um bebê de apenas cinco meses de vida; além de sua babá, e um rapaz de 18 anos.

O acusado, identificado como Manuel Diego de Jesus, assaltante, armado com um revólver de calibre 38, invadiu o imóvel, situado na Rua Doutor Guarany, casa 10, no bairro Cidao, a poucos metros da Delegacia da Polícia Federal. Ele exigia dinheiro e permitiu que a dona da casa, a comerciante Francineide Botelho, esposa de um promotor de eventos, saísse dali para ir ao banco sacar uma quantia aproximada de R$ 17 mil. Desesperada, a mulher não cumpriu a ordem do criminoso e, ao invés disso, comunicou o fato à Polícia Militar.

Em poucos minutos, a casa foi cercada por policiais civis e militares. O assaltante, em companhia da diarista, permaneceu irredutível e exigiu, a princípio, um notebook e uma câmera fotográfica digital.

O comandante do 3º BPM (Sobral), tenente-coronel PM Gilvandro Oliveira, assumiu a negociação com o bandido. Por volta das 18 horas, o sequestrador libertou o rapaz de 18 anos - que fora amordaçado pela diarista - e passou a exigir também R$ 10 mil e um carro para fugir.

Com o anoitecer, a situação foi ficando cada vez mais tensa. O pai da criança, que estava em Fortaleza, retornou a Sobral para acompanhar as negociações. Por volta das 18h15 chegou àquela cidade, de avião, o superintendente da Polícia Civil do Ceará, delegado Luiz Carlos Dantas, especialista em "gerenciamento de crises". Do aeroporto, ele foi levado, imediatamente, para a cena do crime.

Por volta das 22 horas, o bandido liberou a diarista e saiu da casa com a arma engatilhada na cabeça do bebê, que estava nos braços da babá.

O delegado Dantas dirigiu o carro exigido pelo sequestrador. O bandido embarcou com os reféns no banco traseiro. O automóvel seguiu em fuga pela BR-222, em direção ao Piauí. Mas, alguns quilômetros depois, o assaltante decidiu retornar para Sobral, sendo acompanhado por um comboio de viaturas da Polícia e carros da Imprensa. De volta a Sobral, o veículo foi cercado. Sem chances de prosseguir na fuga alucinada, o criminoso se entregou. A criança e a babá foram resgatados ilesos após a longa agonia.

FERNANDO RIBEIRO/WILSON GOMES
EDITOR/COLABORADOR

Fonte: DN

Fonte: You Tube

*********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA