segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Juazeiro do Norte - CE: Xifópagos cearenses prontos para viagem a São Paulo

"Esta é uma oportunidade única e não podemos deixar passar de forma alguma. Se essas crianças estiverem aptas para viagem de avião, um atestado não será nenhum problema", assim se expressou o médico José Williams Alves Pinto, ao lado da médica Maria de Lourdes Barbosa, durante os exames nos xifópagos Damião e Gabriel no último sábado. O simples exame para obtenção do atestado para a viagem dos bebês cearenses que nasceram ligados pelo abdômen, foi negado pelos médicos do hospital de Santana do Cariri, na presença do prefeito Jesus Garcia. Sem a menor atenção ao ser humano, a médica de plantão na manhã de sábado mandou apenas um recado por uma enfermeira e depois pelo próprio prefeito, alegando desconhecer o problema das crianças e se recusando em atendê-las. Em Juazeiro do Norte, na Clinica São José, o atestado foi conseguido pela direção do Miséria num simples telefonema.

Os meninos, que amanhã completam três meses de vida, haviam sido apelidados de "feto morto" assim que nasceram. Eles estão saudáveis e ainda esta semana devem seguir para São Paulo, onde, através do Programa do Ratinho, do SBT, poderão conseguir ajuda para uma possível separação. O caso de Damião e Gabriel não é coisa do outro mundo e, dependendo das avaliações médicas em São Paulo, quem sabe esses meninos terão uma vida digna daqui para frente. Apesar de serem filhos de pessoas pobres da zona rural do município de Santana do Cariri, onde deveriam ter melhor atendimento, os bebês estão ganhando a solidariedade de pessoas bondosas na região do Cariri.

Na peregrinação feita no último sábado entre o local onde residem, a cidade de Santana do Cariri e Juazeiro do Norte, os bebês xifópagos foram recebidos pela empresária Luiziane Alencar, responsável pelos Anjos Solidários Cevema. Luiziane tem um trabalho social invejável no Cariri e praticamente adotou as crianças como seus afilhados, mostrando total zelo e carinho pelo ser humano. "Os Anjos Solidários estão aqui para servir ao próximo e o caso dessas crianças para nós é de uma importância muito grande", afirmou Luiziane, ressaltando que "vamos torcer para que, em São Paulo, eles consigam esta cirurgia tão necessária para que cresçam como crianças normais".

PICUINHAS

Enquanto pessoas de bom coração surgem a todo instante querendo ajudar e ver as crianças xifópagas separadas, caso haja condição, em Santana do Cariri o assunto se tornou pura picuinha política. O prefeito Jesus Garcia ficou indignado com a notícia no Miséria sobre a falta de apoio a Damião e Gabriel e chegou exibindo uma nota fiscal, no valor de R$ 635,90, datada de 01.09.2009, das compras feitas logo que as crianças chegaram de Fortaleza. O prefeito contestou que a ajuda fosse da vereadora e secretária "Aninha", como foi publicado, mas sim da prefeitura do seu município. Jesus alega que tem gente da oposição querendo tirar proveito do fato e garante que tem ajudado e vai continuar ajudando os bebês. Se o prefeito não sabe, ele não está fazendo nenhum favor. É pura obrigação.

Ao contrário do que o prefeito Jesus Garcia diz e pensa, o site Miséria nunca foi procurado por ninguém de Santana do Cariri, a não ser através de um e-mail enviado pela prefeitura dando conta de um "Auto de Inspeção" feito na residência onde as crianças moram. O e-mail continha também duas fotos, uma delas com a secretária ao lado de várias latas de leite doadas, que só deram para 15 dias. Um telefonema do próprio prefeito tentando justificar que tem ajudado as crianças foi o único contato até agora. O que foi constatado in-loco pelo site Miséria no Sítio Pimenteira, onde Damião e Gabriel estão praticamente à espera de um milagre da medicina foi e continua sendo a necessidade de ajuda para um casal que vive em situação difícil com três filhos, sendo dois deles nascidos recentemente como anomalias. Esse fato foi reconhecido até pelo Ministério Publico de Santana do Cariri.

Fotos: Cícero valério e Normando Sóracles

Fonte: Miséria

*************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA