quarta-feira, 19 de agosto de 2009

POLUIÇÃO SONORA

O que é poluição sonora, efeitos negativos na saúde humana, níveis de ruído em decibéis, ambientes com alto nível de poluição sonora, recomendações, doenças provocadas, sistema auditivo.

Poluição Sonora, quando e como ocorre

A poluição sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas.

O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Ele é provocado pelo som excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, etc. Estes ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados.


Efeitos negativos da poluição sonora na saúde dos seres humanos:


· Insônia (dificuldade de dormir);

· Estresse

· Depressão

· Perda de audição

· Agressividade

· Perda de atenção e concentração

· Perda de memória

· Dores de Cabeça

· Aumento da pressão arterial

· Cansaço

· Gastrite e úlcera

· Queda de rendimento escolar e no trabalho

· Surdez (em casos de exposição à níveis altíssimos de ruído)
Recomendações importantes:

Para evitar os efeitos nocivos da poluição sonora é importante: evitar locais com muito barulho; escutar música num volume de baixo para médio; não ficar sem protetor auricular em locais de trabalho com muito ruído; escutar walk man ou mp3 player num volume baixo, não gritar em locais fechados, evitar locais com aglomeração de pessoas conversando, ficar longe das caixas acústicas nos shows de rock e fechar as janelas do veículo em locais de trânsito barulhento.

Curiosidade:


Nível de ruído provocado (aproximadamente – em decibéis)


- torneira gotejando (20 db)

- conversa tranqüila (40-50 db)

- secador de cabelo (90 db)

- caminhão (100 db)

- turbina de avião (130 db)

- show musical, próximo as caixas de som (acima de 130 db)

Fotos: Tonny e Adriana Nascimento

Fonte: Sua Pesquisa.com

*********************************************

Um comentário:

  1. A poluição sonora em Juazeiro é fomentada por entidades como o Hotel Verdes Vales, que freqüentemente promove eventos sem qualquer preocupação com o isolamento acústico. Em síntese, sem qualquer respeito à população, à cidadania.
    Os horários de abuso sonoro pelo Hotel são diversos e prolongados. Lamentável este comportamento de um hotel com nome ecológico, adotando postura poluidora.
    Mais do que respeito formal a regras, é necessário que tenhamos valores de convívio para um processo social civilizado.

    ResponderExcluir

COMENTE ESSA MATÉRIA