domingo, 16 de agosto de 2009

Quixadá -CE: Desrespeito! Aposentados ficam horas nas filas das agências bancárias

Idosos muitos deles moradores da zona rural de vários municípios da região do Sertão Central chegam às agências bancarias de Quixadá ainda cedinho em busca dos primeiros lugares nas filas que desde madrugada se iniciam. A chegada é certa mais a saída é sempre revoltante e cansativa. São horas e horas em pé na fila, tomando um cafezinho e tirando uma prosa um com os outros, essa é a maneira que os aposentados encontraram para enfrentar os desrespeitos que os bancos têm causado a estas pessoas.

Muitos desses aposentados vêm de longe, acordam na madrugada e ainda tem que enfrentar quilômetros a pé para pegar o velho pau de arara, chegam à cidade cedinho e se infiltram na imensa fila sem previsão de atendimento. É um olho na porta da Fila_banco_idosos1agência e o outro no relógio, e a incerteza se as compras que toda a família espera vai dar tempo para fazer. Muitos deles têm que vir a cidade duas vezes, a primeira para receber o dinheiro da aposentadoria e a outra para fazer a sua feira. Mas essas viagens saem caro para quem ganha apenas um salário de R$ 465,00 reais.

Francisco Edmilson Batista Rodrigues, 65 anos, residente na fazenda Iracema no distrito de Juatama, disse que havia saído da sua casa as 3h30 minutos, andou aproximadamente 40 minutos para pegar o caminhão, pagou R$ 4,00 reais ao dono do pau-de-arara, chegou as 6 h30 min, já era as 9 horas e ainda estava na fila, foi atendido as 10 horas, mesmo assim agradeceu ao atendente, e sorrindo disse “agora vou fazer as minhas compras lá em casa está tudo rapado”.

Diferente da paciência do senhor Batista. Francisco Clementino, 64 anos, moradoFila_banco_idosos4r do São Bernardo, se sente injustiçado porque a agência não coloca se quer um banquinho para que os aposentados se sentem “Tenho que fazer a minha feira e pelo visto vou ter quer voltar amanhã, esse povo (atendente) pensa que agente vem só receber a aposentadoria” Clementino disse que foi um dos primeiros a chegar, mas o banco só abre às 10 horas e tem poucos atendendos.

A maioria desses aposentados, não sabem fazer o saque e tem que esperar os atendentes para dar suporte a todos estes cidadãos que merecem mais respeitos por parte dos gerentes da agência bancarias de Quixadá.

Por lei o cliente não pode esperar mais do que 20 minutos na fila de um caixa, em dias normais, e 30 minutos, em véspera e depois de feriados. Mas o que se ver em Quixadá são horas para ser atendidos. Por sua vez os usuários deste sistema não reclamam e nem procura os órgãos competentes, estes que pos sua vez são conhecedores da existência, mas prefere o silencio do que agir.

Fonte: Central de Notícias.org

*********************************************

Um comentário:

  1. Um Aposentado


    Trabalhei anos opôs anos
    Em baixo de chuva e sol
    Construí a casa
    Com os tijolos da honestidade
    Formei a família
    Pregando a humildade
    Tenho historia experiencia e estatuto
    E hoje sou desrespeitado
    Na agencia da previdência social
    Enfrentando fila, recebendo senha
    E não ter a certeza de ser atendido
    Cade os meus direitos
    Se os meus deveres eu já cumpri
    E continuo cumprindo
    Sou brasileiro, idoso e cidadão.

    www.terceiromundo.spaceblog.com.br

    ResponderExcluir

COMENTE ESSA MATÉRIA