segunda-feira, 6 de julho de 2009

No Ceará em 2009 já foram feitos quase 400 transplantes de Orgãos e Tecidos

De janeiro a junho deste ano já foram realizados no Ceará trezentos e setenta e seis transplantes de órgãos e tecidos. O numero é significativamente maior que no primeiro semestre de 2008, quando o total ficou em trezentos e dez. O balanço foi divulgado pela central de transplantes da Secretaria de Saúde do Estado. A maioria dos transplantes foi de córneas e rins. Saíram da fila de espera por córneas, duzentas e quinze pessoas e ficaram livres do sofrimento de hemodiálise e receberam ruins saudáveis, cento e uma pessoas. O fígado vem em terceiro lugar com quarenta transplantes e onze pessoas receberam um coração novo.

A meta da Secretaria de Saúde do Ceará e bater um novo Record de transplante neste ano de 2009. No ano de 2007, o Record de transplantes chegou a seiscentos e dezoito, contra quatrocentos e quarenta e seis em 2006. No ano passado o Record atingiu setecentos e trinta e nove transplantes. Para 2009, provavelmente, mais de oitocentos transplantes devem ser feitos no Estado do Ceará, se partirmos do principio de que, no segundo semestre há sempre uma quantidade maior desse tipo de cirurgia.

A região do Cariri tem participado ativamente desse processo realizando transplantes de fígado e principalmente, rins. Cada vez mais a solidariedade de pessoas vem aumentando e paralelamente quebrando o preconceito em relação a doação de órgãos e tecidos como manda a lei federal que, nos seus primórdios, havia uma forte resistência. Muitas famílias no Cariri têm autorizado a doação de órgãos de seus entes queridos falecidos para salvar novas vidas.

Fonte: Miséria.com.br

**********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA