segunda-feira, 6 de julho de 2009

Novo caso de Gripe A é registrado no Ceará

Na noite desde domingo (5), o ministro da saúde, José Gomes Temporão, usou cadeia de televisão para informar que mais 73 casos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) estão confirmados no Brasil. Um deles é do Ceará. Com isso, a contagem do Ministério da Saúde aponta 5 casos registrados em território cearense.

Além do Ceará, o casos anunciados neste domingo atingem São Paulo (61), Pernambuco (4), Paraíba (2), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (2) e Rio Grande do Norte (1). Todos os pacientes já receberam alta ou estão em processo de recuperação. Número de infectados no País chega a 885, desde que a contagem começou a ser feita, 8 de maio.

Dos 756 casos confirmados até esta sexta, 454 (60,1%) foram de pessoas que se infectaram no exterior e 177 (23,4%), de transmissão autóctone (ocorrida dentro do território nacional). Outros 125 casos permaneciam em investigação. Os principais locais de provável infecção dos casos importados foram Argentina (287 casos), Estados Unidos (88) e Chile (42).

Informações sobre o vírus Influenza H1N1 e procedimentos a serem adotados em caso de suspeita da doença podem ser obtidos no www.saude.gov.br ou no Disque Saúde (0800 61 1997).

Fonte: Iguatu.net

------------------------------------------------------

Veja uma foto do vírus da gripe suína. Foto tirada utilizando microscopios eletrônicos de elevada precisão e capacidade.

Veja aqui algumas dicas e recomendações para evitar que você pegue a gripe suína. Muitas pessoas estão se contaminando no mundo todo porque não sabem como evitar o contágio pelo vírus da gripe. Por isso é importante ficar informado para não se contaminar com a doença.

1) Evite contato com pessoas que estiveram viajando em cidades do México ou de outros países com foco de contaminação nos últimos 10 dias. Se a pessoa não apresenta os sintomas da gripe não existe problema.

2) Evite contato com pessoas que estejam espirrando, tossindo, com febre, com escorrimento no nariz.

3) Evite ambientes fechados onde não existe ventilação ou que exista arcondicionado como é o caso de supermercados, lojas em shopping, metrô, restaurantes fechados, salas de aula, cinemas, etc. Uma pessoa com gripe que esteja espirrando em uma ambiente fechado pode contaminar centenas de outras pessoas em pouco tempo de contato com o ar. 4) Prefira lugares abertos e ventilados como praças, praias, rua. Quando for em bares, restaurantes ou lanchonetes prefira os locais que fiquem fora do ambiente fechado do restaurante.

5) Prefira viajar de carro do que de ônibus ou avião pois são ambientes fechados com ar condicionado.

6) Use as escadas no lugar dos elevadores.

7) Se for necessário frequentar salas de aula fique perto das janelas ou perto das portas. Prefira os locais da sala com maior ventilação externa.

8) Evite cumprimentar pessoas gripadas. A mão da pessoa gripada está contaminada. Seu rosto também está contaminado e pode transmitir a gripe.

9) Evite beijar na boca ou ter qualquer relação fisica com pessoas gripadas.

Fotos: hypescience.com

Fonte: Rebelado.com

**********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA