quinta-feira, 25 de março de 2010

Sistema de Monitoramento registra raios em 32 municípios do Ceará

As trovoadas foram protagonistas da chuva que atingiu partes do Ceará na madrugada e na manhã desta quinta-feira (25). Os cearenses acordaram com o barulho dos trovões e o frio que estimula a vontade de dormir.

Segundo os últimos dados do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, obtidos pela Coelce via satélite, foram identificadas ocorrências de raios em 32 cidades (Beberibe, Barreira, Canindé, Itapipoca, Maranguape, Mulungu, Redenção, Aracoiaba, Aratuba, Choró, Fortaleza, Itapiúna, Ocara, Pindoretama, Trairi, Aquiraz, Camocim, Caucaia, Cruz, Irauçuba, Itapajé, Itarema, Pencetoste, Santa Quitéria, Senador Sá, Sobral, Tejuçuoca, Umirim, Viçosa do Ceará, Acaraú, Amontada e Apuiarés).

Até as 13 horas, o Sistema registra Tejuçuoca como o município onde houve maior quantidade de raios (20). Em seguida vem Irauçuba, com 16, e Sobral, com 13. Em Fortaleza registrou-se apenas 2.

Ainda de acordo com o monitoramento, as maiores probabilidades de tempestade são nos municípios de Barreira, Caridade, Caucaia, Chorozinho, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Itarema, Maranguape, Pacajus, Pacoti, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Trairi, Tururu, Umirim, Uruburetama, Acarapé, Amontada, Apuiarés e Aquiraz.

Segundo técnicos da área de Normas e Procedimentos da Coelce, o barulho forte dos trovões que se ouviu em Fortaleza não necessariamente quer dizer que todas as descargas foram na Capital. Elas são ouvidas a quilômetros e muitas podem ter ocorrido em municípios próximos.

Quando o intervalo entre o trovão e a descarga é de três segundos, significa que o raio aconteceu em uma distância de um quilômetro.

Funceme
Segundo o último boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em 53 municípios nas últimas horas.

As maiores precipitações foram registradas em Viçosa do Ceará, com 80,6 milímetros. Também choveu forte no município de Granja. Lá, foram 60 milímetros. Jijoca de Jericoacoara teve a terceira precipitação mais forte, de 47 milímetros. Na Capital, as chuvas não passaram de 10 milímetros.

Previsão
A previsão da Funceme para as próximas 24 horas é de céu nublado na faixa litorânea, adjacências e serra da Ibiapaba, e parcialmente nublado nas demais regiões do Estado. Há previsão de chuva isolada em todo o Ceará.

A maior quantidade de nuvens é observada nos litorais de Fortaleza, Pecém, adjacências e serra do Maciço de Baturité.

Cuidados dentro de casa durante tempestade
-
Evitar banhar-se durante a ocorrência de tempestades;
- Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
- Evitar contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos etc, sobre tudo se a residência se encontra em campo aberto;
- Evitar ligar equipamentos elétricos para a proteção do próprio aparelho;
- Desconectar das tomadas aparelhos eletrônicos;
- Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante tempestade
-
Evitar contato com objetos metálicos como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
- Evitar estar perto de tratores, máquinas agrícolas, motocicletas, carroças;
- Evitar estar perto de locais como campos abertos, pastos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes, locais elevados.

Fontes: Icó é Notícia / Jangadeiro Online

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA